

-
Vania Ferrari
Keynote
Novo Mundo, Novo Tudo: Uma visão da sua evolução ao longo do tempo! Gestão de Mudanças na Prática!
Publicitária, pós-graduada em gestão de pessoas, especialista em melhoria contínua de processos, autora dos livros “Manual do gerente à beira de um ataque de nervos” e “Crônicas do bizarro mundinho corporativo”.
Marcelo Gleiser
Keynote
O MUNDO QUE VOCÊ CONHECE IRÁ DESAPARECER?
Vivemos num mundo em profunda transição. Vemos isso individualmente, através da nossa relação única com os celulares, extensão digital de quem somos. Vemos isso na crescente robotização dos serviços e no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial com machine learning, que estão revolucionando o mundo comercial e da mídia social. Profissões novas surgem o tempo todo e outras tradicionais estão ameaçadas. Jovens se comunicam de forma diferente de seus pais. Em alguns anos, computadores atingirão velocidades de processamento superiores ao cérebro humano. A definição de privacidade mudou radicalmente. Onde que isto tudo vai dar? Como será o mundo daqui há 5 ou 10 anos, e como vamos nos posicionar nele? Quem tomará as decisões que vão definir o futuro da humanidade? Nesta palestra, Gleiser abordará esses temas e seu surpreendente impacto nas nossas vidas.
Físico teórico especializado em partículas e cosmologia, misturando a física dos menores constituintes do universo com a física do universo como um todo. Autor de “A Harmonia do Mundo”, a “Dança do universo” (Prêmio Jabuti) e o “Fim da Terra e do Céu” (Prêmio Jabuti). Trabalhou na consultoria do filme “O maior amor do mundo”, de Cacá Diegues, e apresentou o quadro “Poeira das Estrelas”, no Fantástico, além do documentário na Discovery Channel “Como funciona o universo”.
Fábio Porto
Keynote
Tecnologia, governo e judiciário
O juiz Fábio Porto, do TJRJ, realizará uma palestra de abertura sobre inovação e tecnologia voltada ao judiciário.
Carlos Braga
Painel CIO
Desafios e oportunidades para o Brasil em 2019
Existe um amplo consenso sobre as causas da crise econômica recente e sobre as reformas necessárias para estabilizar e reativar a economia brasileira. A crise refletiu o descalabro fiscal do setor público nos últimos anos em paralelo a uma expansão significativa do crédito doméstico, que levou a um endividamento excessivo dos agentes econômicos (famílias, empresas...). O ambiente internacional também não foi favorável em vista da evolução negativa dos termos de troca das exportações brasileiras.
Em tal ambiente, o nível de investimento na economia brasileira colapsou (caindo mais de 25% desde 2014) e as expectativas de crescimento, que em média flutuavam por volta de 4% ao ano no período 2002-2013, caíram para níveis inferiores a 2% ao ano.
A administração Bolsonaro terá uma série de desafios a enfrentar para a retomada do crescimento sustentado. Um aspecto positivo é de que no momento (dezembro de 2018) as expectativas do setor produtivo, bem como dos consumidores, são positivas como ilustrado pela melhoria em índices de confiança na economia. O ambiente internacional, no entanto, não favorecerá o Brasil. A despeito da “trégua” comercial recentemente declarada entre os EUA e a China, já se observa uma nova desaceleração do comércio internacional. O nervosismo nos mercados acionários e a probabilidade de uma inversão na curva de rendimentos de títulos governamentais nos EUA (com títulos de curto-prazo rendendo mais do que títulos de longoprazo) também vêm aumentando. Tais fenômenos costumam anteceder recessões futuras. E a desaceleração da economia chinesa – com contrações significativas nos mercados imobiliário e de carros novos nos últimos meses – contribui para derrubar as expectativas de crescimento global em 2019.
É bem verdade que, mesmo com as mudanças no cenário macroeconômico internacional, a probabilidade de uma crise de dívida externa é mínima. O Brasil tem um deficit de contacorrente pequeno (apenas 0,4% do PIB em contraste com os 4,2% da Argentina) e possui
reservas internacionais significativas. Isso, no entanto, não deve ser interpretado como uma garantia contra problemas de endividamento. O “pecado” brasileiro tem uma origem fiscal e a menos da implementação de reformas estruturais - como, por exemplo, a da previdência - o perigo está associado com uma trajetória não sustentável da dívida interna. A trajetória da dívida pública é preocupante: de 56% do PIB em 2008 para 75% na atualidade. A tentação do endividamento excessivo como forma de adiar os ajustes fiscais necessários pode acabar pavimentando o caminho para uma nova crise.
O painel irá discutir os desafios e oportunidades para o Brasil em 2019, analisando tanto o cenário internacional quanto o cenário doméstico. Essas análises serão complementadas por uma discussão do impacto de mudanças tecnológicas (e.g., inteligência artificial, big data) sobre as operações do setor de informática no Brasil.
Cláudio Freire
Testimony
Banco do Nordeste
Funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil S/A, Diretor de Administração e TI e acumulando a Diretoria Financeira e de Crédito. Ocupou cargos técnicos e de assessoria relacionados com as atividades de Organização e Métodos, Planejamento, Tecnologia e Logística. Palestrante nas disciplinas de Segurança da Informação, Segurança Bancária, Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, Auditoria de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Gerenciou as Unidades Organizacionais de Segurança da Informação, Segurança Corporativa, Centro de Processamento de Dados (CPD), Centro de Planejamento Estratégico de TI e de Desenvolvimento de Sistemas Bancários. Desempenhou funções de Assessor Executivo da Superintendência de Administração, Superintendente de Tecnologia da Informação e Ouvidor Chefe. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Especialização em Segurança Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil, Certificação Profissional Analista de Segurança Empresarial, Certificação em Ouvidoria pela Associação Brasileira de Ouvidores. Concluiu o Master Business Security pela Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado.
Flávio Ferreira dos Santos
Testimony
INSS
Flavio é graduado em processamento de dados, possui MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e em Estratégia Empresarial. Atuou como analista, gerente de projetos e gestor de TI na área privada durante 18 anos. Analista em TI do Ministério da Economia desde 2010, foi coordenador geral de TI do Ministério da Integração Nacional, coordenador-geral de infraestrutura do DATASUS, diretor de TI da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e diretor de tecnologia da Informação e Inovação do INSS desde 04/2019. Além disso, já foi CIO destaque no CIO Weekend DF 2015.
Premiados no evento
Notabile Personalidade Mais Influente
Rodrigo Lopes Xavier
SEPM - RJ
Notabile Personalidade Mais Inovadora
Jacson Venâncio de Barros
DATASUS
EMPRESA DESTAQUE
EMPRESA DESTAQUE
F5/FASTHELP/LAYER/2R/SAFESYSTEMS
Case de Sucesso
Charles Fernando Alves
PC - DF
Premiados no evento passado
Notabile Personalidade Mais Influente
André Leandro Magalhães
DATAPREV
Notabile Personalidade Mais Inovadora
Guilherme Telles Ribeiro
DATASUS
EMPRESA DESTAQUE
EVERY TI
Case de Sucesso
Ronaldo de Oliveira e Silva
SSP - SP
4Interacting
Sessões realizadas com pequenos grupos de CIOs com apresentação e discussão de diferentes assuntos de interesse para as empresas.
Caso de Sucesso
Apresentação de solução adotada em alguma organização e que tenha se tornado um caso de sucesso.
Keynote
Um especialistas discorre sobre questões de relevância para o cotidiano profissional dos participantes e relacionadas com a temática do evento.
Painel CIO
Atividade conduzida por um moderador com a participação de mais três CIOs convidados, com a finalidade de discutir um assunto tema do evento.
Smart Track
Nesta atividade rapida, uma empresa apresenta à plateia todos os desdobramentos da implantação de um projeto em determinada organização. As principais dificuldades, as soluções e os benefícios são discutidos em conjunto com os demais participantes.
Speech
Explanação de 5 minutos sobre a empresa. É conduzida pela comunicadora do evento e conta com a leitura de um breve texto institucional, seguida de uma rápida apresentação sobre a empresa.
Testimony
Apresentação de um CIO convidado sobre a sua experiência como gestor de TI, trazendo um ponto de vista de quem convive diretamente com este setor, fazendo junção ao tema central proposto pelo evento.
Vinhetas
Apresentação de curtos vídeos institucionais.
Workshop
Atividade para aprendizado de habilidades não cotidianas do ambiente de tecnologia. Com caráter prático, objetiva a partir de explanações teóricas e vivências dos participantes, estimular a criatividade e outras inteligências a serem desenvolvidas continuamente
Atendimento 4Network
Entre em contato com a secretaria do evento.
C-Levels
secretaria@ciogov.com.br
Parceiros
rosana@it4cio.com
Atendimento VIA Turismo
Entre em contato com a agência oficial.
C-Levels
via@via.tur.br
Parceiros
via@via.tur.br